Ultrassonografia Transvaginal para Pesquisa de Endometriose Profunda

Ultrassonografia para pesquisa da Endometriose Profunda em Salvador é na CSI!

A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal é um exame para diagnóstico e analise do estágio da endometriose e localizar lesões endométricas profundas.

SINTOMAS

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.

Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
  • Dor pré-menstrual;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor difusa ou crônica na região pélvica;
  • Fadiga crônica e exaustão;
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular;
  • Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
  • Dificuldade para engravidar e infertilidade.

Dificuldade para engravidar é um sintoma da Endometriose?

Embora não seja uma regra – pois algumas mulheres conseguem engravidar – quem tem endometriose tem mais dificuldade para engravidar. Isso ocorre porque o endométrio, tecido que reveste o útero, quando se espalha pela cavidade abdominal, pode causar aderências em diversos tecidos e órgãos comprometendo seu funcionamento.

TIPOS

A endometriose possui seis tipos:

– Endometriose superficial
A endometriose superficial é aquela que normalmente atinge mais o peritônio – tecido que recobre internamente os órgãos da cavidade abdominal e pélvica.

– Endometriose no ovário
A endometriose ovariana é aquela que acomete os ovários, sendo principalmente ocasionada pela formação de cistos com um conteúdo sanguinolento dentro do ovário.

– Endometriose profunda
A endometriose profunda ocorre quando os focos da doença infiltram-se na parede de um órgão ou estrutura por mais de cinco milímetros (0,5 cm). Dentro deste tipo, é possível encontrar a endometriose de septo retovaginal (tecido que separa a vagina do reto).

Os sintomas no período menstrual tornam-se bem mais intensos, e a paciente, dependendo do local afetado e da extensão da doença, pode ter que se submeter a tratamento cirúrgico imediato.

– Endometriose de parede
A endometriose de parede acomete a parede abdominal, notadamente em áreas submetidas previamente à cirurgia. O procedimento que mais leva ao problema é a cesariana, especialmente em casos de interrupção prematura.

Outro local de endometriose de parede é na região do umbigo. Os nódulos de parede abdominal ficam mais dolorosos e aumentam no período menstrual. O diagnóstico é feito por um ultrassom de parede abdominal, de preferência no período menstrual.

– Endometriose pulmonar
A endometriose pulmonar é uma forma bastante rara da doença. Ela ocorre quando o tecido endometrial responsivo aos hormônios através da corrente sanguínea se desenvolve na região pulmonar. A manifestação clínica desta doença é através do sangramento nas vias áreas no período menstrual, normalmente por meio da tosse.

Diagnóstico de Endometriose

A Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal é o método mais sensível para o diagnóstico da doença, especialmente das lesões intestinais, em que a RM pode não reconhecê-las.

Orientações gerais:

  • Trazer exames anteriores, se disponíveis;
  • Chegar 30 minutos antes do horário agendado para o exame;
  • Apresentar documento original com foto, cartão do convênio dentro da validade, guia ou solicitação médica original, datada e devidamente carimbada e assinada pelo profissional solicitante;

Aqui na Clinica de Saúde e Imagem não fazemos somente os exames, somos referência no apoio ao diagnóstico, você sairá daqui com uma investigação completa de possíveis enfermidades.

Faça parte desta família!

Marque sua ultrassonografia pelo WhatsApp: Acesse aqui
Telefones: 71 3181-7666 / 99603-3806